Paginas: 1|2|>|>>
19/05/2017
Importância da castração

“A castração prolonga a vida e dá mais qualidade de vida para seu animal de estimação.”

  Alguns autores sugerem que a expectativa de vida dos animais castrados precocemente - tanto cães como gatos- pode aumentar em até cinco anos. A castração dos nossos animais de estimação apresenta diversos benefícios tanto para eles quanto para a sociedade. Os cães não precisam cruzar nem ter filhotes para se sentirem completos ou satisfeitos. Na verdade, esses são valores humanos, que muitas vezes queremos impor a nossos pets.

 Os cães agem por instinto e estão mais sujeitos a frustração sexual se não forem castrados, até por que  quando uma fêmea está no cio o macho sente a possível “parceira” há grandes distâncias, que nós humanos não podemos perceber. Isso significa que seu animal de estimação vai querer cruzar, instintivamente, por vários dias sem conseguir. Esse fato sim gera frustração no seu cão ou gato, além de gerar um estresse constante na vida desses animais.

“As ninhadas indesejadas podem gerar filhotes que acabam sendo abandonados e sofrendo maus tratos.”

Além desses fatores citados acima podemos enumerar uma série de benefícios que a castração pode trazer para nossos filhos de quatro patas:

- Em fêmeas, se a castração for realizada antes do primeiro cio, a probabilidade dessas fêmeas desenvolverem câncer de mama diminui em até 99%.

 - Em fêmeas felinas a chance de desenvolver câncer de mama diminuiu em até 60% com a castração

- As chances de desenvolver infecção de útero (chamada de piometra)- que podem ser graves e levar ao óbito- são zeradas, uma vez que esse parte do aparelho reprodutor feminino deve ser retirada no procedimento.

- Em machos a castração diminui a necessidade de sair em busca de fêmeas no cio e consequentemente reduz a frustração sexual. Além disso, diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. Outro fator importante é a diminuição da necessidade de marcar território com urina.

- Nos machos os problemas de próstata e câncer de testículos (que pode ser fatal) ficam reduzidos em grande escala.

- O seu animal de estimação pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas, especialmente os que tinham comportamento agressivo antes.

- As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com sangramentos e possíveis comportamentos relacionados à gestação.

 

Rua Santa Cecília, 2132 - Bairro: Rio Branco - POA / RS Fone: (51) 3332-1138